Como transportar uma bicicleta?
Uma missão bem complicada, transportar uma bicicleta no carro se faz necessária também em alguns momentos. Tanto é necessário que o Contran criou no ano de 2010, uma norma específica para que esse assunto seja cuidado. A resolução de número 349 indica como os motoristas devem ou não posicionar as bikes em seus veículos. Não cumprir as determinações descritas fazem com que o condutor possa levar multas.
Pensando nisso, nós da Office Bike, sua bicicletaria online, separamos algumas informações para você entender como transportar a sua bike. E que tal aproveitar e conhecer alguns de nossos acessórios para bicicleta? Confira!
Como transportar uma bicicleta
Saiba que as bicicletas não podem, em hipótese nenhuma, extrapolar o peso máximo que é especificado para o carro ou também a sua largura máxima. Aqui, não podem ultrapassar também a frente do veículo ou as dimensões que são autorizadas pela resolução 210. Você deve entender que a altura máxima da bicicleta não pode ser maior do que duas vezes a largura da caçamba do automóvel, excluindo os retrovisores. Se a caçamba contar com 1,5 metros de largura, o limite da altura do carro é de 3 metros, contados desde o chão até o topo da carga.
O suporte de teto ou o bagageiro não podem ser maiores do que o comprimento do seu carro e no máximo eles devem ficar a 50 cm, essa contagem deve começar a partir do teto. Agora, quando falamos no extensor de caçamba, a sua carga não pode ultrapassar 60% da distância entre os eixos. Se o seu carro conta com 2,8m entre uma roda e outra, a sua carga não pode passar de 1,68m na caçamba. A medida é contada a partir do eixo traseiro.
Sobre a segunda placa traseira
Você sabe o que é a segunda placa traseira de identificação? Ela deve ser lacrada na parte estrutural do seu veículo em que ela estiver instalada, lado direito do para-choque ou da sua carroceria, serve para identificar o seu carro.
Como é a multa por transportar bicicleta da maneira errada?
Art. 230. Conduzir o veículo: I – com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado; IV – sem qualquer uma das placas de identificação; VI – com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade
Aqui, a infração é gravíssima e será passível de multa de R$ 293,47 e ainda pode perder sete pontos na CNH.
É importante entender ainda que a lei de Trânsito também afirma que:
Art. 231. Transitar com o veículo:II – derramando, lançando ou arrastando sobre a via:a) carga que esteja transportando;c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente
Esse é outro caso de infração gravíssima e o condutor fica passível de multa de R$ 293,47 e também perde sete pontos na CNH.
Por isso, sempre faça o que é certo e com as nossas dicas isso ficou bem mais fácil.
Aqui na Office Bike você conta com os melhores acessórios para bike do mercado. Venha conferir as nossas melhores ofertas!